Acabei de ler o livro "A Sabedoria dos Beatles nos Negócios", de Richard Courtney e George Cassidy. Richard e George? Bastane sugestivo... É um apanhado de situações, na verdade 100, da história dos Beatles adaptadas a situações empresarias em geral. Coisas como o teste na Decca, a chegada aos Estados Unidos, a morte de Brian Epstein e muitas outras analisadas num contexto administrativo e gerencial. Os autores são um músico e um administrador norte-americanos, ambos estudiosos e colecionadores da banda, que demonstram um bom conhecimento do quarteto.
É sabido que os Beatles deixaram de ganhar muito dinheiro, especialmente nos primeiros anos de sucesso. Primeiro, porque não era muito usual no 'show business' o sucesso que obtiveram. Tudo o que tocavam rendia muito dinheiro e eles ficavam apenas com uma pequena parte. Portanto, eles não são exatamente um modelo a ser imitado nessa área administrativa. Mas, muito pode-se aprender com seus erros.
E os autores reconhecem isso e apontam as falhas e como isso pode ser evitado em uma empresa nos dias de hoje. Claramente, há muitas situações em que o livro força a barra para adaptar o que ocorreu de fato com as mensagens que ele quer passar.
É uma abordagem diferente da mesma história que qualquer fã já leu dezenas de vezes. O que é um ponto positivo para o livro. Não há nenhum informação nova, existe sim um novo olhar para a história do grupo. Aprovei, a leitura é rápida e pode-se tirar boas conclusões com o enfoque deles. Não é essencial, mas rende boas horas de leitura..
Nenhum comentário:
Postar um comentário